terça-feira, 20 de abril de 2010

Ecologia da TRIBO...





Foi no dia 20 de Março, pelas dez da manhã, que muitos dos inscritos na Essência Surf School Limpeza de Praias 2010, se começaram a juntar na Praia do Castelo (Costa da Caparica - concelho de Almada), muito embora a chuva que caía desde a madrugada tivesse a fazer com que muitos outros também não se atrevessem a sair de casa.
Certo era que, os organizadores já tinham definido que fizesse chuva ou fizesse sol, a acção iria decorrer na mesma, por isso não haveria motivos para adiar este movimento.
Às 10h30 já o tempo parecia querer melhorar e deu-se início com uma breve apresentação e explicação do que se iria fazer, tanto que pelas 11h já estavam todos a começar a limpar a praia.
O panorama inicial era desolador, pois parecia que quanto mais lixo se apanhava, mais surgia à superfície da areia. O lixo era do mais variado, sendo de salientar que pauzinhos de cotonetes predominavam em toda extensão de praia. Sim, a verdade é que grande parte das pessoas em casa, não se lembra que não deveria deitar os cotonetes usados pela sanita abaixo se não, eles irão fazer parte do nosso cenário de areal, que mais parecia um misto de cores dos ditos “pauzinhos” de plástico.
A acção decorreu até às 18h, tendo percorrido desde a Praia da Rainha até à Praia do Castelo, englobando também o parque desta última, tendo resultado numa recolha total de 1520,5 Kg de lixo, ou seja mais do que uma tonelada e meia!
A Essência – Escola de Surf, Bodyboard e Longboard, bem como a Surfrider Foundation Europe, agradecem a participação de todos os que nos ajudaram nesta actividade, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Almada, das Pastelarias Emílio Preto Rego, da Água do Luso, dos Iogurtes Líquidos Dan’Up da Danone e da Red Bull.
O objectivo deste evento, de sensibilizar todos os participantes para uma praia mais limpa foi conquistado, pelo que esperamos em breve poder repetir o sucedido.
Bom trabalho e esperamos sinceramente que cada vez mais esta acções sirvam de reflexão para todos nós, que habitualmente passamos um bom bocado das nossas vidas na praia.
Mantenham as praias limpas!

5 comentários:

sofia disse...

É de louvar estes eventos que deviam ter cada vez mais a participação de todos os amantes da praia e do mar.
É vergonhoso o lixo que por vezes vezes vemos nas nossas praias, donde destaco as beatas dos cigarros enterradas na areia. Caros amigos e amigas a praia não é nenhum cinzeiros colectivo,tenham vergonha na cara!

pedro disse...

lembrando o anuncio da lightinig bolt antigo: destrua as ondas, não suje as praias.? era assim ou ando alucinar?
parabéns a voces e merda para os porcos!

Nuno Silva "Espuma" disse...

Sábias palavras amigos! farto de porcos e javardos( desculpem mas hoje estou assim, meio bruto) estou eu ...e pelos vistos voces tb.
abraço e boas ondas!

Shiva disse...

hggh

Shiva disse...

Ganha um dia de surf com o Ruben Gonzalez no próximo dia 2 de Maio na Ericeira! Envia uma frase criativa com as palavras surf, Ruben Gonzalez e Spark para chevrolet@sparkit.pt. Os autores das três melhores frases têm direito a uma aula gratuitacom o tetracampeão nacional !
Vê mais informações em www.sparkit.pt